09 de abril

GDF - Administrações Regionais
11/03/20 às 16h22 - Atualizado em 11/03/20 às 16h22

Estudantes de Brazlândia fazem passeata contra a dengue

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa

Com a finalidade de conscientizar os moradores de Brazlândia sobre a importância da prevenção para evitar aumentos de casos de dengue na cidade, a regional de ensino em parceria com Unidade Básica de Saúde 1, Vigilância Ambiental e com apoio da administração de Brazlândia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizaram nesta manhã (11) uma caminhada alertando a comunidade quanto ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os alunos sob orientação dos professores e usando máscaras e fantasias do mosquito, bem como cartazes referentes à dengue, percorreram o Centro da cidade até a Praça do Laço cantando uma música composta especialmente para o evento e conscientizando os moradores sobre a importância da prevenção para eliminar os focos criadouros do mosquito. Todo o percurso foi acompanhado por viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança dos participantes.

O coordenador da Regional de Ensino de Brazlândia, professor Humberto, falou que as crianças contribuem no desenvolvimento da consciência coletiva, pois levam as informações desses eventos para sua casa e para a comunidade, isso ajuda na prevenção. ”

Segundo o deputado Iolando Almeida (PSC) que também participou do evento, os alunos tem toda importância nesse movimento, pois se envolvem com as ações e estão cientes do quanto é importante o trabalho de prevenção para evitar a proliferação da doença.

Ações

A administração de Brazlândia segue com diversas ações de prevenção e controle da dengue em toda cidade. Somente neste início de ano já foram recolhidas das ruas cerca de quatro mil toneladas de lixo, entulho e resto de construção para evitar o acúmulo de água parada que propicia a criação do mosquito.

Alerta

A Secretaria de Saúde (SES) registrou 7.010 casos prováveis de dengue no Distrito Federal, entre 29 de dezembro de 2019 e 29 de fevereiro deste ano. Do total, 6.405 (91,4%) são de residentes do DF e 605 (8,6%) de pacientes de outros estados que foram notificados aqui. Os dados são do último boletim epidemiológico apresentado em coletiva de imprensa na última sexta-feira (6).

Tenda da Dengue em Brazlândia

Desde último dia, 19/02, o hospital de Brazlândia está com uma tenda instalada no estacionamento para atender pacientes com suspeita da doença. Segundo o Governo do DF, a previsão é de que as estruturas funcionem por 30 dias, mas o período pode ser prorrogado.

As tendas funcionam de segunda a domingo, das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes com suspeita de dengue serão atendidos por uma equipe formada por enfermeiro e técnico de enfermagem. Ainda segundo a pasta, caso seja necessário realizar exames laboratoriais para confirmar a infecção pelo vírus, os pacientes serão encaminhados ao hospital, onde devem receber a hidratação.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros