23 de julho

GDF - Administrações Regionais
18/08/20 às 8h59 - Atualizado em 18/08/20 às 8h59

Festa da goiaba em Brazlândia foi retomada com sucesso

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa 

Brazlândia deu continuidade a programação da 5ª Festa da Goiaba neste último final de semana, no formato drive-thur para visitações e drive in para shows, a retomada do evento ocorreu na Arcag e foi um sucesso sem nenhum ocorrência. Milhares de pessoas participaram da festa obedecendo todas as regras de segurança sanitária, com uso do álcool em gel a 70%, de máscaras, além da aferição de temperatura na entrada do evento. 

Os visitantes aproveitaram para degustar as variedades de guloseimas preparadas pelos produtores rurais de Brazlândia como doces, geleias, licores, bolos e tortas. Além disso, o público também pôde conferir o espaço FloraBraz, com plantas e flores ornamentais das mais diversas espécies, artesanatos, materiais para jardinagem e equipamentos para cultivo das plantas. 

Shows 

E para trazer animação aos frequentadores apresentaram-se as duplas sertanejas Roni e Ricardo, Roniel e Rafael, além do grupo Forró Boys. Eles foram os responsáveis pelos três dias da festa em um espaço com capacidade para aproximadamente 500 veículos, onde as famílias poderiam curtir os shows de dentro dos seus carros ou até mesmo descer em uma área limitada mantendo o distanciamento social. 

Retomada 

A data oficial do evento é sempre no mês de março, quando houve então a abertura e o primeiro final de semana da festa, lembrando que o evento ocorre por dois finais de semanas consecutivos, no entanto no final de semana seguinte a festa teve que ser paralisada, em virtude da pandemia, causada pelo novo Coronavírus e o decreto do GDF, que suspendeu todos os eventos do Distrito Federal. Para dar continuidade a festa os coordenadores resolveram por readaptar toda a organização e trazer para o formato Drive Thur para visitações e drive in para shows, com ingressos limitados e entrada gratuita. 

A festa foi uma iniciativa da Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno (Artise) e da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Administração Regional de Brazlândia e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. 

A região de Brazlândia abriga atualmente 90 produtores de goiaba, ocupando 300 hectares e com produtividade de 30 toneladas por hectare. Em 2019 a produção da fruta chegou a 9 mil toneladas, sendo as do tipo Pedro Sato, Sassaoka e Paluma as mais comuns cultivadas no DF.

Fotos: Israel Pinheiro

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros