30 de outubro

GDF - Administrações Regionais
5/10/20 às 16h30 - Atualizado em 5/10/20 às 17h47

Administração de Brazlândia e Feconseg realizam reunião itinerante

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa

Fotos: Israel Pinheiro

A Administração Regional de Brazlândia, por meio da Gerência de Apoio Rural, e a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Distrito Federal (Feconseg), realizaram na manhã do último sábado (3) uma reunião itinerante de trabalho onde foram debatidas diversas ações visando a melhoria da segurança pública de Brazlândia e região. A finalidade foi identificar as demandas e buscar soluções para os problemas enfrentados em relação ao setor rural, além de promover a interlocução entre os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança Urbana e Rural (CONSEGs) e os órgãos representativos do governo.

O encontro aconteceu na área onde está instalado o estande de tiro da Polícia Militar, no Rodeador em Brazlândia, e reuniu membros do poder público e da sociedade civil, também entidades organizadas, autoridades políticas e representantes de associações de produtores rurais. Este foi o primeiro encontro aqui em Brazlândia com os órgãos de segurança pública, onde discutiram sobre ações para garantir melhoria da segurança pública do setor rural da cidade.

Entre os assuntos abordados estão as seguintes questões: Reforma e ampliação da base de apoio da Companhia Rural Oeste, no Rodeador; A perfuração de um poço artesiano com a caixa d’água, para atender a demanda da base e do Centro de Treinamento de Tiro, que atende todo efetivo da polícia militar e demais órgãos públicos de segurança que atuam na esfera distrital e federal; aumento do efetivo de policias que atuam no setor rural; A instalação de mais câmeras de monitoramento nos pontos estratégicos na área rural e urbana da cidade, além de aquisição de drones para ampliar a vigilância dos focos de incêndio, na área rural; Transformação do posto policial do Incra 8 em uma base integrada de segurança pública comunitária com efetivos da polícia militar, polícia civil, corpo de bombeiros e Detran e a instalação de uma central de monitoramento no 16º BPM em Brazlândia, Incra 8 e Rodeador.

Além disso o Corpo de Bombeiros almeja trazer para a região rural de Brazlândia o batalhão aéreo de combate ao incêndio florestal, a regional de ensino manifestou interesse em adquirir uma área para a construção de uma unidade da escola da natureza.

Participaram da reunião a presidente da Feconseg, Flávia Portela, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Rural, Maria do Carmo, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Urbano, Marcelo Lacerda, o deputado distrital, Iolando Almeida, o deputado federal Tadeu Filippeli, o administrador de Brazlândia, Cel. Jesiel Rosa, o secretário de Estado de Comunidade, Severino Cajazeiras, representando o deputado Hermeto, sargento Ademar Dias, Comandante da Companhia Rural Oeste, Capitão Rafael Cunha, Subcomandante do Corpo de Bombeiro do DF, Cel. Célio Wilson, Comandante do 7ª GBM de Brazlândia, Tenente Coronel Lilian, diretor geral do DER, Fauzi Nacfur, representando o senador Izalci Lucas, professor Nilson Assunção, além de lideranças comunitárias  e convidados.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros