05 de março

GDF - Administrações Regionais
21/12/20 às 12h45 - Atualizado em 21/12/20 às 13h33

Missa de dedicação do Santuário Menino Jesus e o Projeto “Caminho da Fé”

COMPARTILHAR

O Caminho da Fé é um projeto de autoria do deputado Iolando Almeida que inclui a estruturação de toda a rota com sinalização necessária para garantir a segurança dos participantes, além de material de promoção e divulgação dos eventos com o mapeamento do trajeto e a distância a ser percorrida.  

Por: Samuel Barbosa 

Fotos: Israel Pinheiro

O Santuário Menino Jesus, em Brazlândia, comemorou neste domingo, 20 de dezembro, os 12 anos da cerimônia de dedicação do templo. Na ocasião foi celebrada a Santa Missa solene pelo padre João Ignacio Perius, Reitor do templo. Durante a missa o padre abençoou os moradores e a todos presentes, ressaltando a dedicação da igreja à evangelização e ao discipulado, cuja missão é acolher pessoas de toda parte na vivência e na mensagem do Menino Jesus.

O cerimonial do Santuário é um costume da Igreja Católica, no qual se consagra a Deus o templo e tudo que há dentro dele. O ritual torna o templo sagrado para o culto a Deus, como informa o Diretório Litúrgico da CNBB. (cf. Diretório da Liturgia, p.19).

“Caminho da Fe”

Na oportunidade o reitor do templo comemorou a aprovação do Projeto de Lei (PL 1559/2020), de autoria do deputado Iolando Almeida (PSC), que cria o roteiro religioso chamado “Caminho da Fé”. A finalidade é estimular e integrar as diversas correntes religiosas cristãs, garantindo a todos o pleno exercício dos direitos religiosos e culturais daqueles que professam a fé cristã. Além disso, o projeto busca ainda a adoção de medidas para preservação das manifestações religiosas e culturais do Distrito Federal, bem como a constituição de programas que propiciem conhecimento sobre o valor do desenvolvimento espiritual. 

No projeto, o trajeto começa em Taguatinga, passando pelo Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, em Ceilândia, com destino final no Santuário Arquidiocesano Menino Jesus, em Brazlândia. 

O roteiro terá quatro etapas, o primeiro Domingo de Maio será o Encontro da Mãe com o Filho; no último Domingo de outubro, Benção das Águas e Frutos da Terra; no penúltimo domingo de dezembro, Dedicação do Santuário Menino Jesus em Brazlândia e Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo. 

E para viabilizar o “Caminho da Fé”, o distrital Iolando Almeida (PSC) alocou cerca de 1 milhão  reais (R$ 1.000.000,00), oriundo de emenda parlamentar na Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Isso para a implantação do projeto que requer a inclusão da estruturação da rota com toda sinalização necessária para garantir a segurança dos participantes, além de material de promoção e divulgação dos eventos com o mapa do trajeto e a distância a ser percorrida.

Participaram da cerimônia, além do distrital Iolando Almeida e sua esposa Ruteléia, o administrador de Brazlândia, Cel. Jesiel Rosa e sua esposa Valéria, Assessoria da Presidência da República, Cel. André Costa, Relações Institucionais da  PMDF, Cel. Vilela, o secretário para Assuntos Religiosos do GDF, Kildare Meira, Chefe de Gabinete da Administração de Brazlândia, Marcelo Gonçalves e esposa, além de convidados e  fiéis de Brazlândia e de outras cidades do DF.

*O evento aconteceu obedecendo aos protocolos da Vigilância Sanitária, ANVISA, devido a situação de pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros