*Por Samuel Barbosa
Para agilizar o atendimento aos pacientes que chegam em estado de emergência ao hospital de Brazlândia, hoje (8) está sendo finalizado a primeira fase das obras de conclusão do heliponto, no estacionamento externo da unidade. O local ganhou asfaltamento na pista que liga o Pronto Socorro ao ponto de pouso dos helicópteros e a sinalização horizontal.
De acordo com o diretor de obras da administração de Brazlândia, João Paulo, na próxima fase, o local irá receber iluminação, alambrado e será necessário a retirada de algumas árvores para melhorar a visibilidade dos pilotos. A conclusão completa do trabalho ainda deverá durar cerca de seis meses. Todo o trabalho está sendo em parceria com outros órgãos do governo.
O ponto será utilizado, principalmente, pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros para transportar pacientes e, se houver necessidade, transportar feridos em razão de acidentes ou pessoas que tenham caráter de urgência para serem atendidas em outras unidades hospitalares do Distrito Federal.
A benfeitoria se torna relevante para diminuir o tempo de socorro prestado aos pacientes graves, tendo em vista que a unidade de saúde da cidade recebe muitos acidentados vindos de cidades vizinhas como: Padre Bernardo, Vendinha, Padre Lúcio, Almecegas entre outras regiões, além de ficar próximo a BR-080. Além disso, Brazlândia fica aproximadamente sessenta quilômetros de distancia do Instituto Hospital de Base, referência em atendimento complexo.
Para o coordenador do programa “GDF PRESENTE”, do polo Oeste, Elton Walcacer, o serviço de conclusão da unidade foi um pedido do deputado Iolando (PSC) ao Governo do Distrito Federal (GDF), que prontamente atendeu o parlamentar.
Administração Regional de Brazlândia
Área Especial Nº 04 lote 01- Setor Tradicional- CEP:72.720-640
BRASÍLIA - DF