Por: Samuel Barbosa
Fotos: Israel Pinheiro
A Administração de Brazlândia apoia as campanhas de controle e prevenção à saúde que envolvem a população da cidade. Nesta manhã (26) a Gerência de Políticas Sociais organizou um momento especial para as servidoras da instituição e convidadas, enfatizando a importância desse movimento com uma atividade especial durante todo o período. Foram dadas palestras pertinentes a campanha do outubro rosa e oferecido um delicioso café da manhã, além de distribuição de brindes.
Durante o evento as mulheres presentes aprenderam a fazer o autoexame da mama, viram que é simples e pode ajudá-las a detectar alguma alteração local, o que permite a chance de um tratamento precoce do câncer com resultados de cura.
A enfermeira Aliane Celestino alertou que a doença não tem um público alvo, ela pode ser detectada em qualquer pessoa e por isso a prevenção é muito importante. Porém há fatores de risco que incluem as mulheres acima dos 50 anos e quem tem histórico familiar de casos.
A conscientização do público feminino sobre a doença é fundamental para os resultados positivos e este é o objetivo desta promoção à saúde, proteger ao máximo as mulheres. É com esse propósito que fazemos do Outubro Rosa, um mês no qual concentramos nossas energias para a prevenção e a luta contra o câncer de mama!
"Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2019 foram diagnosticados quase 60 mil novos casos do câncer. O cenário se torna ainda mais urgente, uma vez que há previsão de 66 mil casos para 2020."
O mês do “Outubro Rosa” é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
O evento foi realizado por Gerência de Políticas e Sociais da administração de Brazlândia e contou com o apoio do laboratório Sabin, que distribuiu brindes para as participantes. A faculdade Estácio e do Banco Regional de Brasília (BRB) também apoiaram a ação.
Você sabia?
A mamografia aumenta em até 95% as chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), uma vez que a identificação em estágios iniciais da doença permite a indicação de um tratamento mais eficaz e menos invasivo.
Administração Regional de Brazlândia
Área Especial Nº 04 lote 01- Setor Tradicional- CEP:72.720-640
BRASÍLIA - DF