20 de setembro

GDF - Administrações Regionais
25/11/20 às 15h08 - Atualizado em 25/11/20 às 15h08

Administração de Brazlândia promove evento “Novembro Azul” para conscientizar os servidores

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa

Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata. O movimento conhecido como “Novembro Azul”, que teve início na Austrália, em 2003, e serve para alertar a população masculina sobre os riscos da terrível doença. A importância da campanha se agiganta ainda mais quando se sabe que, em nosso país, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens – atrás apenas do de pele –, com 70 mil novos casos por ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Pensando nisso a Administração de Brazlândia realizou na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório da instituição, uma palestra focada na conscientização da realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), um marcador importante para verificar se a próstata tem alguma alteração e ser tratado precocemente.

O administrador de Brazlândia, Jesiel Rosa, também participou do evento e destacou a importância do exame de próstata para diagnosticar alguma alteração. “Esse tipo de ação é fundamental para a conscientização da população e, principalmente, dos homens, que deve deixar o preconceito de lado e realizar exames de rotina que têm grande importância na prevenção da doença”, ressaltou Rosa.

Para o palestrante e Gerente do Serviço Social da instituição, Carlos Moura, a conscientização e a prevenção continuam sendo as melhores formas de combate ao desenvolvimento do câncer de próstata. Segundo Moura, o homem deve fazer uma bateria de exames pelo menos uma vez por ano.

Representando o laboratório Sabin, parceiro da administração nessas ações, Carolinne e Suellen participaram do evento e falaram sobre a necessidade dos homens se prevenirem contra a doença e fizeram um momento de descontração onde todos cantaram a música “É preciso saber viver” , composição de Roberto Carlos, como forma de chamar a atenção deles para ficar em dia com a saúde. Além disso, distribuíram brindes e sorteou um pacote de exames (Check-up Novembro Azul) entre os participantes, a ser realizado no laboratório Sabin.

Novembro Azul

É uma campanha de conscientização das doenças que mais acometem ao homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. É realizada no mês de novembro por diversas entidades e direcionada à toda sociedade.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, causando a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao CA prostáticos, no Brasil.

O que é a próstata?

A próstata é um órgão que produz boa parte do líquido seminal que acompanha os espermatozóides e constitui o esperma. Outra função da próstata é ajudar o mecanismo da continência da urina.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros