Por: Samuel Barbosa
“O objetivo é conhecer as necessidades do mercado externo e ver as potencialidades que Brazlândia tem a oferecer, nesse mercado, para nossa cidade”. Jeisel Rosa, administrador de Brazlândia
Na tarde desta quinta-feira (13), a pedido do Administrador Regional de Brazlândia-DF, Jesiel Rosa, a Superintendência Federal de Agricultura – SFA/MAPA, organizou uma reunião com a Agência Brasileira de Promoção a Exportação – APEX-BRASIL, que contou com a participação do Secretário Executivo de Agricultura, Luciano Mendes e com a Subsecretária de Turismo, Daniele Faria, além da Coordenadora de Desenvolvimento da Administração de Brazlândia, Valdinéia de Carvalho.
A pauta do encontro foi buscar orientações com a Sra. Paula Soares, da Gerência de Exportação de Produtos Agrícolas da APEXBRASIL. O intuito é subsidiar os produtores da região de Brazlândia, a qual é grande produtora de Morango e Goiaba, para que possam conhecer as exigências do Mercado Exterior, já que a região produtora local tem capacidade para aproveitar boa parte desse crescimento potencial expandindo suas exportações.
O trabalho desenvolvido pela Apex-Brasil é via e-commerce (Solução de venda na Internet), ela atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Portanto garantir geração de emprego e renda, operacionando para diminuir perdas e assegurar mais lucro para o produtor rural.
Para o administrador de Brazlândia, Jesiel Rosa, estreitar esse laço é de extrema importância para a agricultura brazlandense. “Nosso objetivo é conhecer as necessidades do mercado externo e ver as potencialidades que nossa cidade tem a oferecer no que se refere a nossa produção de hortifrutictura in natura ou processada. Além de compreender o valor agregado que pode vir da abertura desses mercados para nossa cidade”, destacou o administrador.
Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) indicam que cerca de 2,8 mil propriedades rurais produzem 34% de tudo o que é consumido no Distrito Federal. O cultivo de morango e da goiaba já são destaques nacionais, sendo realizadas anualmente feiras para escoar parte das produções e derivados das frutas.
Como funciona a Apex-Brasil
Para alcançar os objetivos a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior. Atividades como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Administração Regional de Brazlândia
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