23 de outubro

GDF - Administrações Regionais
31/08/21 às 14h57 - Atualizado em 31/08/21 às 16h43

Reabertura do Centro Olímpico e Paralímpico de Brazlândia.

COMPARTILHAR

Após um longo período de pandemia o Governo no Distrito Federal (GDF) autorizou a reabertura dos Centros Olímpicos do Distrito Federal e Brazlândia foi a primeira cidade satélite a retomar as atividades.

Nesta Segunda-feira (30), foi realizada a Solenidade de Aula Inaugural do 2° semestre de 2021 no centro Olímpico e Paralímpico de Brazlândia.

Em fala o Administrador da cidade, Jesiel Rosa, agradeceu o empenho da Secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, enfatizando que trazer esse momento de retomada para Brazlândia é um momento ímpar, pois a cidade está sendo coroada de movimentos e ações desse governo que tem favorecido a cidade.      

                                                 

A secretária Giselle Ferreira acrescentou dizendo que o esporte é muito mais que lazer, é inserção social, é disciplina e saúde.

O retorno terá restrições como forma de prevenção contra o Covid-19. As turmas irão trabalhar com 50% da sua capacidade assim evitando novas contaminações e propiciando um distanciamento seguro.

Além da redução no quadro de alunos outras medidas de segurança serão feitas como: aferição de temperatura de funcionários e alunos, obrigatoriedade do uso de máscara facial além de bebedouros apenas como meio para reposição de garrafas de uso individual.

                                                  

Em fala o Coronel Eugênio Nogueira contou sua história de vida e afirmou que a educação mudou sua trajetória. Sendo assim ele assegurou que a educação será uma ferramenta que o instituto Bombeiros de Responsábilidade Social (IBRES) não abrirá mão.  “O Centro Olímpico e paralímpico vai ser um contraturno escolar onde será oferecido todo apoio pedagógico para que as crianças e todos os alunos usem a ferramenta esporte para vencer na vida através da educação” disse o Coronel.

O centro Olímpico e paralímpico terá atividades nos três turnos: Matutino, vespertino e noturno e atenderá crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

                                          

O Secretário da pessoa com deficiência, Flavio pereira dos santos, mostrou uma relação pessoal com o esporte dizendo que ele representa mais da metade de sua vida. “Sou usuário do Centro Olímpico e Paralímpico desde o início, temos alguns projetos, como atleta ainda pratico no centro olímpico do gama e abro minha fala com isso para demonstrar a importância do esporte . O esporte é um grande instrumento de inclusão social. Esse é início de uma nova caminhada pós pandemia” disse entusiasmado.

                                       

As atividades serão realizadas de terça a sexta-feira á partir das 6h45 até 21h45 e aos sábados de 7h às 12h. A comunidade poderá fazer uso do COPs como espaço de convivência e lazer aos sábados de 9h às 16h.

As matriculas que já iniciaram no sábado (28) através do site Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) cliqueaqui, tem uma lista definitiva de contemplados prevista para o dia 1° de outubro, porem ao mesmo tempo que ocorre o processo haverá aula para os alunos que já faziam parte do banco de dados do COPs.

É importante que o inscrito esteja atento ao regulamento e as etapas do processo seletivo. Haverá apresentação de relação de documentos além de lista provisória com fase para recursos.

Pessoas que eventualmente não tenham acesso à internet poderá fazer sua matricula no COP de Brazlândia de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Alunos não selecionados poderão entrar em uma lista de espera.

                                              

O deputado Distrital, Iolando almeida, que frequentemente vem acompanhando os passos desse trabalho falou sobre os investimentos feitos na cidade que chegam a quase 30 milhões ao longo dos últimos 2 anos e 8 meses. Os investimentos foram direcionados a saúde, infraestrutura, saneamento básico, escolas, segurança, iluminação, inauguração de escola técnica, asfaltamento de BRs e outros setores.

Também em sua fala o Deputado mostrou entusiasmo. “Estamos apostando piamente que o esporte de Brazlândia fará transformações na vida de muitos moradores da cidade”, declarou o parlamentar.

O evento contou com a participação da Secretária de Esportes e Lazer Giselle Ferreira, o Administrador de Brazlândia Coronel Jesiel Rosa, Secretário da pessoa com deficiência Flavio pereira dos santos, Subsecretário dos COPs Ziel Ferreira, Deputado Distrital Iolando Almeida, Deputada Federal Celina Leão e o Presidente do Instituto IBRES Coronel Eugênio Nogueira e comunidade em geral.

As próximas cidades que terão sua reabertura são Recanto das Emas e Estrutural em seguida Gama, Santa Maria e Planaltina. O objetivo é reabrir todos os 12 COPs até o final deste ano.

Texto: Sheylla Martins 

Foto: Israel Pinheiro / Sheylla Martins 

Video: Samuel Barbosa 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros