11 de agosto

GDF - Administrações Regionais
22/02/22 às 18h41 - Atualizado em 23/02/22 às 17h46

Nova unidade da UPA em Brazlândia

COMPARTILHAR

Por: Sheylla Martins 

Nesta terça-feira (22), o Governador Ibaneis Rocha, juntamente a vários órgãos e autoridades do Distrito Federal inauguraram uma nova Unidade de Pronto Atendimento-UPA em Brazlândia.

A Construção da UPA na cidade é uma reivindicação antiga dos moradores, esperada há mais de dez anos. A unidade esta localizada na quadra 37 da Vila São José.

A nova unidade de saúde tem capacidade para realizar cerca de 4,5 mil atendimentos por mês, com classificação de risco e primeiro atendimento, consultórios e sala de urgência, de observação e isolamento. Além disso haverá uma área destina para medicação, reidratação e inalação.

O administrador da cidade, Cel Jesiel Rosa, mostrou-se entusiasmado com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento dizendo ser um compromisso do governo fazer com que tudo de fato aconteça.

“A comunidade merece esse momento. O local onde há dois anos atras era somente um barraco hoje é essa obra. A obra 262 do governo Ibaneis Rocha que atende mais uma demanda da população” comentou Cel Jesiel Rosa

 

A unidade será administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGES-DF).

Segundo o Diretor de atenção à saúde do IGES Nestor Franscisco Miranda Júnior , foi feito um sistema de seleção rígido para os profissionais que irão trabalhar na UPA, de modo a melhorar a qualidade com foco no atendimento, no acolhimento e na dignidade da população.

“Brazlândia é uma cidade polo de turismo rural, de um povo amável e é importante termos aqui uma UPA que se integra ao sistema de atendimento de urgência e emergências e dá apoio a nossa Unidade Básica de Saúde e ao nosso hospital” disse Nestor Francisco 

Com cerca de 150 funcionários, R$ 7,2 milhões em investimentos e funcionando 24h a UPA ira ajudar na distribuição de demandas das outras unidades de saúde.

O Secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache afirmou estar muito satisfeito por saber o que é aproximar a saúde da população.

Referenciada como madrinha de Brazlândia a Ministra Flávia Arruda de forma entusiasmada mostrou-se empenhada em participar efetivamente das mudanças dentro da cidade.

“Colocamos aqui 2,5 milhões de recursos, não apenas para construção mas também para equipar a Upa, pois isso é fundamental. Esperamos agora de fato poder atender a população que tanto esperava por isso” disse Flávia Arruda

Essa foi a sétima UPA inaugurada no DF em menos de seis meses mesmo passando por um longo período de pandemia que impactou principalmente a área da saúde.

O Governador, Ibaneis Rocha, comentou estar ciente da importância da ampliação do hospital para comunidade de Brazlândia e todas as outras demandas que merecem atenção.

“Inauguramos uma escola, estamos fazendo a praça da bíblia, todas as escolas públicas de Brazlândia foram reformadas. Brazlândia está integrada até mesmo por estradas que estamos buscando asfaltar melhorando a vida da população rural que merece dignidade, buscando a regularização fundiária mesmo com todas as dificuldades” Comentou Ibaneis Rocha

O Governador seguiu sua fala dizendo que todos estão unidos por Brasília e por Brazlândia.

Durante a inauguração em discurso o Governador Ibaneis Rocha, juntamente ao deputado distrital Iolando Almeida, que é morador da cidade contaram novidades que alegraram a comunidade presente.

Entre as novas obras dentro da cidade estão: construção do UBS do Incra 8 e da UBS da Chapadinha, reforma e ampliação do Hospital de Brazlândia, reforma da feira permanente e da subestação de energia.

Em fala o deputado distrital Iolando Almeida agradeceu o empenho do governo em ajudar tornar o sonho da UPA realidade.

“Anunciamos em 2019 a construção dessa UPA, quando votamos na Câmara Legislativa e hoje estamos vendo ser realizado. É uma alegria enorme estarmos hoje aqui” disse o parlamentar

 

Os atendimentos já foram iniciados. A UPA ira contar com leitos de atendimento crítico emergência, leitos de observação, leito de isolamento, consultórios, sala de classificação de risco e poltronas para medicação.

 

 

Serviço:

Endereço UPA Brazlândia: Vila São José, Quadra 37, Área especial 1 – Brazlândia

Horário de funcionamento:24h

Mapa do site Dúvidas frequentes