11 de agosto

GDF - Administrações Regionais
16/03/22 às 16h03 - Atualizado em 17/03/22 às 9h46

Caminhada contra violência doméstica reúne centenas de mulheres em Brazlândia

COMPARTILHAR

Texto/foto: Sheylla Martins 

Em homenagem ao mês da mulher no último sábado (12), O instituto Masé – Mulheres Acolhidas Subsidiadas e Empoderadas juntamente a OAB subseção Brazlândia, realizaram passeata por toda cidade contra violência doméstica.

A caminhada que iniciou na OAB subseção de Brazlândia terminou na Unidade Básica de Saúde- UBS 01 onde vários exames foram ofertados.

Entre os serviços prestados pela UBS 01 estavam: Prevenção e coleta, aferição de pressão, glicemia, passagem e encaminhamento para consultas e lista de espera para o DIU.

 

Para Denise Casagrande, Presidente do Instituto Masé, o Dia Internacional da Mulher simboliza uma luta histórica para que todas as mulheres tenham suas condições equiparadas às dos homens. Segundo Denise Casagrande inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Com muito entusiasmo Denise comentou sobre como o evento superou as expectativas das organizadoras, levando em consideração ser o primeiro evento ofertado para toda comunidade de Brazlândia. A representante do Instituto afirmou que alcançar de forma tão eficaz centenas de mulheres faz com que todo tempo investido para realização dessa ação seja gratificante.

“Por isso um evento como esse que oferecemos foi de suma importância, pois além da socialização entre todas elas, homenagens, elevação da autoestima, serviços e muito aprendizado, também mostramos que as mulheres de Brazlândia têm onde procurar ajuda para qualquer situação de vulnerabilidade”. Completou a Presidente do Instituto

Em prol da luta e valorização das mulheres o evento que durou cinco dias contou com a participação e colaboração de vários órgãos e empresas da cidade.  

As ações contaram com patrocínio e apoio de comerciantes e empreendedores nas áreas de estética, beleza, saúde, alimentação, vestuário e educação.

Participando de toda logística e dando apoio com segurança e estrutura estavam: a Administração Regional de Brazlândia, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB, Policia Militar -PM/DF e GRÊMIO DO 16º GPM, Corpo de Bombeiros Militar- CBM/DF,Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU e Unidade Básica de Saúde n°01 de Brazlândia representando a Secretaria de Estado de Saúde – SES.  

Entre os serviços estavam: orientação jurídica, hipnoterapia, auriculoterapia, oficina de Tranças, designer de Sobrancelha, extensão de Cílios, maquiagem além de Stand de Vendas, sorteios de brindes e procedimentos estéticos.

Segundo a Copresidente da Subseção da OAB Brazlândia, Ruhama Heroína, abrir as portas para trabalhos totalmente voltados a mulher na Subseção OAB é extremamente gratificante. Em fala ela afirmou que o maior intuito do evento foi mostrar para as mulheres da comunidade que as advogadas de Brazlândia estão à disposição, para prestar todo apoio exercendo de fato a função social da advocacia.

“Por muitos anos a advocacia e os serviços jurídicos como um todo foram considerados profissões masculinas, e, infelizmente, essa referência ainda perdura no imaginário da população fazendo com que mulheres em situação de violência doméstica deixem de buscar ajuda. Contem conosco e sintam-se acolhidas e empoderadas” comentou a Copresidente da Subseção da OAB Brazlândia

Foi realizado no quinto dia de evento uma caminhada pela manhã que contou com centenas de mulheres e homens que simpatizavam com a causa.

Luciana Cardoso, Gerente de Politicas sociais, presenciou a trajetória da passeata, acompanhou os atendimentos na UBS n° 01 e a aula de FitDance que deu encerramento ao evento.

“Administração Regional da cidade fica feliz em poder colaborar em ações como essa, onde o foco está voltado a comunidade. A violência contra a mulher deve estar em pauta em todas as oportunidades possíveis, assim damos voz a mulheres que muitas vezes são silenciadas e precisam desse suporte” disse Luciana Cardoso

Durante a caminhada guiada por um trio elétrico, falas de encorajamento em defesa da mulher foram ditas e repetidas em voz de coro por todas as mulheres e homens participantes da caminhada enquanto flores eram distribuídas.

Entre os participantes do evento estava o Chefe de Gabinete Marcelo Gonçalves que fez todo trajeto da caminhada e o Administrador da cidade, Cel. Jesiel Rosa, que falou sobre a importância de unir pessoas com um mesmo proposito e o impacto que essa união causa em prol da comunidade.

O deputado Distrital Iolando Almeida, que reside em Brazlândia compareceu ao evento durante a organização para passeata.

“Eventos como esse realizado pelo Instituto Masé e a OAB subseção Brazlândia, são muito importantes para nos fazer refletir e conscientizar cada vez mais sobre o combate à violência contra a mulher. É fundamental estarmos atentos a qualquer tipo de violência que as mulheres possam sofrer. Não tolero nenhum tipo de violência, e principalmente contra as mulheres”. Comentou o parlamentar

 

O evento também contou com a presença de conselheiros tutelares e grupos de ciclistas da cidade além da Mestre em psicologia Ana Dóris, servidora do SLU Maristela Bezerra, enfermeiras Cananda Cavalcante e Talita Freitas, advogada e Conselheira da OAB/DF Dra Patrícia Garrote e Co-Presidente da OAB/DF Lenda Tariana.

Serviços:

Instituto Masé                      

Contato: 61 9836 1304

 

 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes