03 de dezembro

GDF - Administrações Regionais
23/03/22 às 17h10 - Atualizado em 7/04/22 às 13h55

Administração de Brazlândia promove vários eventos no mês da mulher

COMPARTILHAR

Texto: Sheylla Martins 

Foto: Sheyla Martins e Israel Pinheiro 

No último sábado (19), A administração Regional de Brazlândia através da Gerencia de esportes, politicas sociais e desenvolvimento econômico realizaram a “Manhã de Lazer com elas”.

O evento aconteceu em comemoração ao mês da mulher e contou com a participação da população e varias entidades da cidade como: o instituto Masé – Mulheres Acolhidas Subsidiadas e Empoderadas e a OAB subseção Brazlândia.

O evento que foi realizado as margens do Lago Veredinha, iniciando às 07h da manhã se estendeu até às 12h.

Entre as atividades estavam:  Caminhada na Orla do Lago conduzida por um profissional, café da manhã, apresentação dos violonistas de Brazlândia, palestras sobre Lei Maria da Penha, aulas de defesa pessoal e dança, brinquedos para crianças, varal solidário, aula de culinária e preparo de ceviche e artesanato. Durante as programações o evento contou com show ao vivo do Igor Tavares que trouxe alegria e uma energia contagiante de puro alto astral.

Entre as autoridades que compareceram ao evento estavam: O administrador da cidade Cel Jesiel Rosa, O chefe de gabinete Marcelo Gonçalves, Deputado Iolando Almeida, Secretária de Esportes Gisele Ferreira, Presidente do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social – IBRES Coronel Eugênio e Diretor do Centro Olímpico e paralímpico Murilo Loures Cavalcante. 

O deputado Iolando almeida, que também é morador da cidade vem acompanhando todos os eventos referentes ao mês da mulher incluindo: a passeata contra violência doméstica organizada pelo Instituto Masé e OAB subseção Brazlândia e o café da manhã feito para as mulheres artesãos da cidade que foi organizada na Casa do Turismo.

As aulas de Defesa pessoal foram dadas pelo primeiro sargento da Policia Militar Ulisses da Costa e pelo Professor Cristiano Gomes que da aula de Jiu jitsu e Muay Thai.

Ambos são conhecidos na cidade por desenvolver um excelente trabalho com a comunidade.

Para o professor de Jiu jitsu Ulisses da Costa a arte marcial na defesa pessoal da mulher é importante para desenvolver aptidão física e o auto controle para executar as técnicas da sua arte marcial em defesa própria.

O professor afirma que além da proteção que a arte marcial proporciona ela vem acompanhada de melhor qualidade de vida e saúde em todos os aspectos, trazendo hábitos saudáveis, e o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“O evento foi muito proveitoso, gosto de participar e interagir com a comunidade principalmente quando podemos falar sobre o trabalho de prevenção a violência doméstica, Provid PMDF, e mostrar nossa arte marcial Jiu-jitsu” comentou Ulisses da Costa

A professora de dança Jéssica Caroline comentou como a dança pode influenciar positivamente na vida de todos que se propõe a conhecer.

“A dança tem um papel importante na vida de pessoas e podemos começar falando sobre autoestima, que é realçada por reduzir bloqueios psicológicos, aumentar a motivação e concentração e potencializar fatores fisiológicos como endorfina e serotonina. Foi possível ver de perto a alegria estampada no rosto da mulherada. Foi sensacional! Vale muito a pena investir na divulgação desses eventos e alcançar um publico maior”  

Ela continuou sua fala afirmando que Além de tudo isso, a dança promove fortalecimento muscular, desenvolve ritmo, coordenação motora, percepção de espaço, agilidade e ajuda a melhorar as relações pessoais e interpessoais. 

O Chef de cozinha Flávio Bonesso participou do evento representando a Emater – DF e ficou responsável por uma deliciosa receita de Ceviche de Tilápia.

Flávio Bonesso afirmou estar muito feliz pelo convite e em poder participar do evento, levando uma receita simples e fácil de se fazer e reafirmou que Brazlândia pode contar sempre com a Emater – DF

“Creio que todos eventos que visam valorizar a importância das mulheres na sociedade são importantes, tanto para elas quanto para nós homens, que precisamos deixar a cultura machista de lado. A iniciativa da Administração de Brazlândia em promover este tipo de evento, mostra que o administrador percebe a importância em valorizar as mulheres da cidade” comentou Flávio Bonesso

A secretária de Esporte Giselle Ferreira esteve presente no evento e comentou sobre como o governo está trabalhando de forma conjunta para trazer saúde e qualidade de vida para todas as regiões do DF. 

 

Um momento dedicado as artesãs da cidade ]

O artesanato é uma das características de Brazlândia. Além de gerar emprego e renda mostra o trabalho diferenciado e feito com todo carinho pelos artistas da cidade.

Pensando em valorizar todas as mulheres artesãs de Brazlândia, a Administração Regional ofertou um café da manhã para homenageá-las pelo dia da mulher.

Serviço:

As aulas de Jiu Jitsu oferecidas pelos professores Ulisses da Costa e Cristiano Gomes são gratuitas e acontecem em Brazlândia.

Local: Igreja Batista

Dia(s): terça e quinta-feira

Horário: 19:00 às 22:00

 

Local: Igreja São Sebastião

Dia(s): segunda, quarta e sexta-feira

Horário: 20h30min

 

O Chef de cozinha Flávio Bonesso com muito carinho disponibilizou a receita ensinada e feita durante o evento:

 

CEVICHE DE TILÁPIA

 

INGREDIENTES

– 500 g de Filé de Tilápia;

– Suco de 5 Limões;

– 1 Cebola roxa grande fatiada bem fina;

– 2 Tomates sem sementes e cortados em cubos pequenos;

– 1 Pepino cortado bem fino;

– 1 Pimenta dedo de moça sem sementes e cortada bem fina;

– Folhas de coentro ou salsa;

– Sal a gosto;

– Azeite de oliva a gosto.

 

MODO DE PREPARO

– Corte os filés de Tilápia em cubos pequenos;

– Coloque em uma vasilha os cubos de peixe, a cebola, a pimenta dedo de moça, o pepino e o sal, misture tudo com delicadeza;

– Acrescente o suco de limão e leve para a geladeira por uma hora;

– Na hora de servir, acrescente os tomates picados, as folhas de coentro ou salsa e um fio de azeite de oliva.

 

Administração Regional de Brazlândia agradece todo apoio e empenho de todos os envolvidos para fazer da cidade um lugar cada dia melhor para toda comunidade.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes