03 de dezembro

GDF - Administrações Regionais
30/03/22 às 9h27 - Atualizado em 7/04/22 às 13h50

7ª Feira da Goiaba de Brazlândia

COMPARTILHAR

Por:Sheylla Martins 

Inicia nesta sexta-feira (1° de abril), em Brazlândia, a 7ª edição da Feira da Goiaba. O evento que já é tradição na cidade acontecerá em dois finais de semana (1º, 2,3 e 7, 8, 9 e 10 de abril), na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag). O evento é gratuito e conta com diversas atrações. 

Brazlândia é responsável pela maior parte da produção de goiaba no Distrito Federal o que torna a cidade palco propicio para esse evento.
O intuito da Feira é incentivar o comércio, promover o consumo da fruta além de trazer mais informações técnicas sobre sua produção.

O empório da Goiaba será um espaço destinado há uma grande variedade de produtos derivados de goiaba. Com 28 estandes será possível encontrar tortas, bolos, geleias, doces, licores e muitos mais.

A Florabraz que também compõe eventos como: a Festa do Morango, terá 30 estandes com exposição e comercialização de flores e plantas ornamentais, divulgando e valorizando o trabalho de produtores de flores de todo Distrito Federal.  

A principal safra da goiaba acontece no final de março. A colheita de goiaba deste ano será de aproximadamente 9 mil toneladas. A expectativa é de uma receita bruta de R$ 11,25 milhões.

A área cultivada da fruta em Brazlândia é de 313,6 hectares onde conta com a colaboração de 123 produtores.
A 7° Feira da Goiaba é organizada pela Arcag, Associação Cresce-DF e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e conta com apoio da Administração Regional de Brazlândia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Turismo, Novacap, GDF, Governo Federal, CBMDF e Polícia Militar.

Concurso de receitas 


A 7° edição da Feira da Goiaba chega com novidades e entre elas esta o concurso de receitas com goiaba.  O evento será promovido pela Emater-DF em parceria com Universidade Católica de Brasília (UCB). O concurso acontecera nesta terça-feira (29), o preparo dos pratos será na cozinha do curso de gastronomia da UCB.
O evento que é voltado para os moradores da área rural do DF fara a entrega da premiação no dia 2 de abril (sábado). O objetivo do concurso é incentivar a criatividade dos agricultores, trabalhadores rurais e moradores do campo.

Passeio ciclístico da goiaba 

Para sétima edição da Feira da Goiaba, a Administração Regional da cidade preparou uma super novidade: O 1° Passeio Ciclístico da Goiaba. 
Com concentração na Casa do Turismo a rota levara até a Arcag. 
O evento acontecera no dia 10 de abril às 8h da manhã.
Além do passeio haverá o sorteio de uma bicicleta profissional. As vagas serão limitadas e as inscrições poderão ser feitas na Gerencia de Esportes da Administração Regional de Brazlândia ou através do link:  

O Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF organizara oficinas de receitas doces e salgadas com goiaba, sendo possível fazer a inscrição de forma gratuita e no momento da oficina. 

Mais conhecimento sobre produção de goiaba 

No dia 2 de abril técnicos da Emater-DF com intuito de auxiliar pessoas que queiram iniciar ou aprimorar na produção da goiaba promovera um Dia de Campo.  De forma teórica e pratica técnicos da Emater explicarão sobre espaçamento de mudas, poda, colheita e custos da produção de goiaba.
Serão vagas limitadas, para participar basta fazer a inscrição online.

Colha & Pague

Nos dias 3 e 10 de abril a feira irá promover o Colha & Pague, Serão turmas com 20 pessoas cada. As inscrições serão feitas através de link com confirmação posterior mediante pagamento.
As turmas serão separadas por turnos matutino e vespertino sendo a turma da manhã (9h às 10h e 11h às 12h) e a tarde (14h às 15h e 16h às 17h). O valor da inscrição é de R$ 50 e inclui a lanche e frutas colhidas.

Serviço: 

7ª Feira da Goiaba de Brazlândia

Data: 1, 2, 3 e 7, 8, 9 e 10 de abril
Horário: aos sábados e domingo das 10h às 22h (praça de alimentação até meia-noite). 
Nos dias de semana: às 18h.

Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF
Entrada: gratuita 
Classificação: Livre 

Concurso de receitas com goiaba 
Data: 29/3 (terça-feira), às 14h (evento fechado para o público externo)
Local: Universidade Católica de Brasília (UCB)
Premiação
 Data: 2/4 (sábado), às 14h
Local: Festa da Goiaba de Brazlândia – Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) / BR-080, km 5, Brazlândia-DF

Oficinas de receitas doces e salgadas com goiaba
Data: 2 e 9 de abril 
Horário: 16h
Local: Festa da Goiaba de Brazlândia – Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) / BR-080, km 5, Brazlândia-DF
Organização: Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor)

*Com informações da Emater/|DF e Agência Brasília  

Mapa do site Dúvidas frequentes