03 de dezembro

GDF - Administrações Regionais
25/10/22 às 10h11 - Atualizado em 25/10/22 às 10h35

Parceria entre GDF e Governo Federal: BR 080 está a um passo da duplicação

COMPARTILHAR

A atual gestão do GDF se adiantou e concluiu o alargamento da DF-001 na saída da Estrutural, em um trecho de 8,2 km

Por: Samuel Barbosa

Fotos: Israel Pinheiro/ADM Brazlândia

Um sonho antigo da comunidade de Brazlândia a um passo da realização. A duplicação da BR-080/DF – via de ligação entre Brazlândia e Taguatinga, num trecho de 24,6 km, está confirmada, o aviso de licitação foi publicado na sexta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU), e a obra anunciada em cerimônia no Palácio do Buriti com a presença do governador Ibaneis Rocha e do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

A rodovia, também conhecida como “BR do Medo” ou “BR da Morte”, é a única que não é duplicada no Distrito Federal e tem um fluxo bastante intenso e contínuo de carros pesados, como por exemplo, caminhões de cargas. O trânsito de veículos pode chegar a 12 mil/dia, dependendo do trecho com um aumento expressivo nos finais de semana, uma vez que Brazlândia é o maior polo de turismo rural do Distrito Federal. Obviamente tudo isso contribui para o grande número de acidentes graves e fatais.

“É uma notícia maravilhosa a duplicação da BR-080. Só temos a agradecer ao presidente Jair Bolsonaro por essa obra, que era muito pedida pela população de Brazlândia. Quem está tocando a licitação é o Ministério da Infraestrutura. É uma obra que, só no trecho até Brazlândia, tem 24 km, e, até Padre Bernardo, ali na Vendinha, são 44 km que temos para fazer a obra no total”, comemora o governador Ibaneis Rocha.

A atual gestão do GDF se adiantou e concluiu o alargamento da DF-001 na saída da Estrutural, em um trecho de 8,2 km, o que já tem colaborado para um melhor tráfego na região.

A duplicação vai facilitar a ligação da área leste do DF com Goiás e demais estados da região, como Tocantins e Mato Grosso. A obra também vai colaborar para o desenvolvimento da região onde a agricultura tem grande relevância para a capital.

“Agradeço o empenho do governador Ibaneis Rocha com o Distrito Federal. A duplicação da BR-080 é uma importante ação que vamos fazer para o agronegócio em Brazlândia, que precisa ter sua rodovia duplicada. Estamos trabalhando com um investimento de R$ 210 milhões”, afirma o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho.

*Com informações do GDF. 

Mapa do site Dúvidas frequentes