03 de dezembro

GDF - Administrações Regionais
23/11/22 às 14h41 - Atualizado em 23/11/22 às 14h41

UPA de Brazlândia promove ação de conscientização do “Novembro Azul”

COMPARTILHAR

Por: Samuel Barbosa

Fotos: Sheyla Martins                             

Com objetivo de alertar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia realizou na manhã desta quarta-feira,23/11, uma ação voltada para a saúde dos homens.

Durante o evento, o coordenador médico da unidade, Dr. Lukas David, falou da importância de os homens vencerem o preconceito e atentar mais para a saúde prevenindo as enfermidades que os acometem. Segundo ele, a campanha visa alertar os homens tanto a fazer avaliação é se precaver antes que se apresentem problemas de saúde mais sérios. O médico destacou também que esse tipo de ação é fundamental para a conscientização da população e, principalmente, a masculina ao realizar exames de rotina, o quanto é importante na prevenção da doença prostática.

A sugestão é que se o homem tiver histórico de câncer de próstata na família com idade mais precoce, a avaliação rotineira se inicie entre 40 e 45 anos de idade, com a realização de exame de toque, combinado com a dosagem regular do PSA para investigação de alterações na próstata. 

De acordo com a gerente da unidade, Célia Maria Krawczyk, estas ações são realizadas com a finalidade em alertar a população de que a prevenção ainda é o melhor remédio. “Assim como as mulheres realizam seus exames preventivos anualmente, os homens também devem ficar atentos para a própria saúde, realizando os exames preventivos e prestando bastante atenção quanto aos sintomas”, afirmou a gerente.

Célia Maria frisou ainda que em outubro a unidade também realizou uma ação com as mulheres dentro do programa “Outubro Rosa”, com a mesma finalidade, de alertar sobre os exames de prevenção do câncer de mama.

Ao final da ação foi servido um delicioso lanche com sorteio de brindes para os homens que participaram do evento.

Novembro Azul

É uma campanha de conscientização das doenças que mais acometem ao homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. É realizada no mês de novembro por diversas entidades e direcionada à toda sociedade.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, causando a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao CA prostático, no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, até o final de 2022, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com câncer de próstata. Daí a importância da conscientização sobre a prevenção e tratamento das doenças inerentes à saúde masculina.

O que é a próstata?

A próstata é um órgão que produz boa parte do líquido seminal que acompanha os espermatozóides e constitui o esperma. Outra função da próstata é ajudar no mecanismo da continência da urina.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes