25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/03/23 às 11h32 - Atualizado em 9/03/23 às 11h33

Inscrições abertas para o Colha & Pague da 8° Feira da Goiaba em Brazlândia

COMPARTILHAR

Estão abertas as inscrições para o Colha & Pague da Goiaba. O evento faz parte da programação da Feira da Goiaba 2023 e acontece em duas turmas na manhã do dia 11/03 (sábado), em Brazlândia, sendo uma às 8h30 e a outra às 10h30. Idealizada e organizada pela Emater-DF com a parceria dos agricultores, a atividade busca levar a experiência da colheita da fruta fresca e saudável para o público urbano, que não tem um pomar ao seu alcance. As inscrições estão sendo realizadas diretamente no WhatsApp da propriedade, pelo (61) 99689-1652.

O agricultor Julio Bispo é quem abre a sua chácara, no núcleo rural Rodeador, em Brazlândia, para que o público possa colher e degustar goiabas e, principalmente, conhecer o dia a dia do campo. Julio veio do interior do Maranhão para a construção da capital federal, mas acabou se encontrando na área rural, onde os filhos também seguem seus passos na produção agrícola.

Jeremias, Elizeu e Izabel cresceram ajudando o pai na agricultura familiar e, aos poucos, foram tomando a frente do negócio. “Abrir a propriedade para o Colha & Pague é uma forma de valorizar o que a gente produz em Brazlândia, para que as pessoas conheçam o nosso trabalho, que é familiar, e a importância dele para geração de renda e de alimentos para a região”, afirma Jeremias Bispo, o filho mais velho.

Ele conta que os filhos começaram seguindo o pai na produção de verduras, mas com o tempo decidiram fazer a transição para o cultivo de frutas, principalmente goiaba, abacate e mexerica pocã. “Para trabalhar na área rural é preciso ter coragem e ser apaixonado pelo que faz, porque muitas vezes você planta, perde e continua plantando até dar certo”, relata Jeremias. Ele conta que essa persistência aprendeu com o pai. “Ele é minha inspiração, meu herói, exemplo de honra, respeito e perseverança”, afirma.

Hoje com 76 anos, Julio é o mentor dos filhos e acompanha tudo de perto, sempre de olho no trabalho realizado na propriedade. “Temos que brigar pra ele não pegar no pesado. Se deixar ele está capinando, pulverizando. A gente tem que explicar pra ele respeitar a idade que tem”, conta o filho orgulhoso da história do pai.

Os irmãos plantam goiaba há mais de 12 anos e atualmente a fruta ocupa 14 hectares da chácara. Com a orientação da Emater-DF, eles separaram um talhão para que o público do Colha & Pague possa escolher e levar as suas frutas. Jeremias explica que a variedade plantada nessa área é a Pedro Sato. “É uma variedade mais doce, de polpa vermelha e casca mais crocante, que é uma variedade boa para o consumo in natura e também resistente, com mais tempo de pratilheira”, afirma.

Com a orientação da Emater-DF a família de produtores rurais tem aprimorado o manejo da produção e aprendido sobre segurança alimentar dos consumidores. “Eles são muito cuidadosos e produzem um alimento seguro”, afirma a extensionista rural da Emater-DF Luciana Xavier. “Minha filha de 11 anos come as frutas direto do pé e para nós a produção rural é a nossa vida”, afirma Jeremias. “Esses são os valores que queremos mostrar; o legado que meu pai deixou pra gente desde criança e que hoje podemos deixar para os nossos filhos”, diz o produtor, referindo-se ao zelo pela produção e o respeito com o consumidor.

Sobre a preparação do Colha & Pague, ele destaca: “Estamos animados para receber o público e estamos preparando o dia com muito carinho para que possam nos conhecer e conhecer a nossa produção”, afirma.

 

Serviço:

Colha & Pague da Goiaba, sábado, 11/03

Local: Núcleo Rural Rodeador, chácara 1105, Brazlândia-DF. Acesso pela DF 430.

Turma 1: 8h30 às 10h

Turma 2: 10h30 às 12h
Valor: R$ 60,00 por pessoa – Crianças de 4 a 12 anos pagam meia entrada
Crianças abaixo de 4 anos não pagam

Inscrição pelo whatsapp: (61) 99689-1652 com Izabel
Vagas confirmadas mediante pagamento da inscrição

Importante: Usar calçado apropriado, protetor solar, chapéu e repelente

 

com informações da EMATER DF 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes