29 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/06/23 às 14h10 - Atualizado em 30/01/24 às 11h47

12° Edição: GRANDE CAVALGADA DOS DELEYS

COMPARTILHAR

  Em 2002 o grupo de amigos moradores de Brazlândia criaram o Grupo Deleys.  Apartir de então, começaram a realizar eventos do segmento sertanejo, com apresentações artísticas, grupos country e grupos de catira.

  O Nome DELEYS foi (INSPIRADO) por um senhor chamado Vanderlei conhecido com Delei, nascido e criado na região de girassol/GO. Pessoa humilde, nascido e criado na roça, trabalhador, devoto, folião, amigo… e os amigos pegaram para si o nome com o intuito de buscar para eles e para repassar por onde estiverem o estilo de vida do rural.

Em busca do tradicionalismo na cidade de Brazlândia, muito conhecida pela sua extensão rural, festividades religiosas centenárias (Festa e Folia do Divino Espírito Santo) e turística em 2010 os Deleys decidiram realizar a 1ª Edição da Cavalgada dos Deleys. O evento foi um sucesso, superando a expectativa dos organizadores e participantes.

  De lá pra cá, todos os anos no mês junho realizam a “CAVALGADA DOS DELEYS” em comemoração ao aniversário da cidade, e a cada ano aumenta o número de participantes, já que trata de um evento esportivo, cultural e social.

  Os integrantes do grupo são filhos de Brazlândia e apaixonados pela cidade, buscando sempre o melhor para a cidade, em termos de qualidade de vida, lazer, cultura, religiosidade, não podendo esquecer a parte social.

  O evento busca resgatar as raízes de nossa cidade (Brazlândia/DF), com a cavalgada realizada nas principais avenidas da cidade, a devoção à divindade, apresentações artísticas do seguimento sertanejo, apresentação de grupos de catira e sonorização automotiva, proporcionando a nossa comunidade fé, tradição, lazer, diversão e cultura.

  Evento tradicional foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal pela Lei 5.438/2014 no DODF 31/12/14, sancionada pelo Governador do DF em 30/12/2014.

Em 2022 foi realizada a 11ª edição da CAVALGADA DOS DELEYS, batendo todos os recordes de público com aproximadamente 2.000 cavaleiros e mais de 20.000 mil pessoas.

  A cavalgada dos Deleys possibilita a comunidade e aos participantes, condições de lazer, diversão, cultura, conhecimento e confraternização. O evento traz para a cidade várias atividades, como música, dança, esportes rurais, empregos, aquecimento da economia do comercio local dentre outros.

 A programação conta com atrações locais e nacionais, apresentações de grupos de dança, artesanato, divulgação do turismo local, dos eventos tradicionais da cidade através de folders e materiais gráficos nas redes sociais, além de stands para divulgação e apresentação dos pontos turísticos (hotéis fazenda, passeios, trilhas e cachoeiras).

  A democratização do esporte a cavalo é a melhor maneira de inserção social, através dela o indivíduo mostra sua capacidade de integrar, realizar e participar de atividades que possibilite seu melhor convívio.

  O amor pelo cavalo ultrapassa gerações e unem pessoas de todas as classes sociais, pessoas de todas as idades. A Organização, destaca o amor pelos animais pois são eles as estres do evento.

#sebraenodf #premiosebraecidadeempreendedora

Com informação: Ascom Deleys 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes