26 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/07/23 às 9h54 - Atualizado em 30/01/24 às 11h56

Temporada do morango em Brazlândia impulsiona produção e economia do DF

COMPARTILHAR

Para os agricultores de Brazlândia, o morango é mais que doce e vermelhinho. É uma fonte de renda, especialmente durante a Festa do Morango, com atrações que movimentam a cidade no mês de setembro, marcado pelo auge da colheita da fruta.

No Distrito Federal foram 6.517 toneladas de morango produzidas em 2022. Para este ano, a expectativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) é de colher sete mil toneladas de morango.

Região de destaque nessa cultura, Brazlândia possui uma área de 50 hectares de produção de morangos, que no ano passado foi responsável por 5.088 toneladas produzidas. A colheita movimentou R$ 50 milhões na economia do DF.

Atualmente há 490 produtores de morango no Distrito Federal, sendo que 359 estão em Brazlândia. Entre eles, o produtor Marcos Almeida, que trabalha com a especialidade há cerca de 10 anos em uma das propriedades mais antigas do morango da região. De acordo com ele, foi ali na Chácara Nossa Senhora Aparecida que a primeira pessoa plantou morango na região administrativa.

Nas palavras do produtor, “falou Brazlândia, falou morango”. A propriedade que ele trabalha conta com 160 mil plantas, com variedades de morango como San Andreas, Alpina 10, Camarosa, Dover e Tudla. A colheita chega a mil caixas por semana durante o auge da produção.

A produção do morango compõe de 80% a 90% no lucro da propriedade, que fornece morangos para os mercados de Brasília, Anápolis (GO) e Goiânia (GO). “A região é propícia para cultivar morango. Já tentaram produzir morango em outras regiões do Distrito Federal e até se produz, mas não tanto como aqui em Brazlândia”, afirma Marcos. 

Clima favorável

A engenheira agrônoma e extensionista rural da Emater-DF Nadja Oliveira apontou a altitude de 1.200 metros e a variação térmica como principais fatores que incentivam o desenvolvimento do morango em Brazlândia.

“Aqui foi uma região que se adaptou muito bem à cultura do morango. Tem dias mais quentes e noites mais frias que, para o morango, é essencial. O morango virou o ouro aqui de Brazlândia. Quase todos os produtores, chegando nessa época, tem essa hortaliça na propriedade, porque é realmente uma fonte de renda para eles”, reforça Nadja.

#sebraenodf #premiosebraecidadeempreendedora 

 

Com informações: Agência Brasília 

Mapa do site Dúvidas frequentes