25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/03/24 às 17h45 - Atualizado em 19/03/24 às 17h47

Emater-DF entrega insumos para horta de Unidade de Internação Socioeducativa de Brazlândia

COMPARTILHAR

Na sexta-feira (15), a Emater-DF fez a entrega de insumos e ferramentas para manutenção do cultivo de horaliças na Unidade de Internação Socioeducativa de Brazlândia. Foram entregues sacos de adubo, fertilizantes, sementes, luvas de couro, regadores, enxadas, entre outros itens que vão auxiliar as atividades dos jovens que cumprem medidas socioeducativas no local.

A ação faz parte do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF que incentiva a implantação de hortas em áreas urbanas como em escolas, centros de saúde, entidades filantrópicas, hortas comunitárias e unidades de internação socioeducativas – divididas entre unidade de internação provisória, unidades de internação, unidades de semiliberdade e gerência de atendimento meio aberto.

Além da entrega de materiais, a empresa presta o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e oferece cursos de capacitação. A entrega dos insumos foi acompanhada pelo extensionista da Emater-DF, Claudinei Vieira, que visitou a horta e fez recomendações técnicas para manutenção, melhorias e uso dos insumos recebidos.

Para a economista doméstica Sônia Lemos, que atua no programa, a horta é um meio de promover melhoria na alimentação das famílias dos jovens e dos servidores que atuam na unidade, já que o que é produzido é entregue às famílias e comprado pelos agentes. “É uma oportunidade também de aprenderem uma atividade produtiva”, diz Sônia.

 

“O apoio de Emater é importante para dar continuidade nesta atividade desenvolvida com os internos. Percebo que os jovens que já tiveram oportunidade de participar tiveram uma mudança significativa de comportamento. Até mesmo para nós, agentes, este trabalho começou a despertar o interesse em mexer com plantas, ter uma horta em casa ou no apartamento”, relata a agente socioeducativo da unidade de internação de Brazlândia, Sandra Midori Sato. As ações desenvolvidas na unidade contemplam o plano de atendimento socioeducativo, a construção de uma jornada pedagógica pautada no atendimento integral ao adolescente, desde a sua inserção escolar até às atividades profissionalizantes, culturais e de lazer.

Instituições que desejam acessar o Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF podem encaminhar ofício por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do GDF, se for instituição pública, ou por meio de carta para os outros casos. O interessado será atendido por ordem de serviço.

 

Com informações: Emater-DF

Mapa do site Dúvidas frequentes