22/03/24 às 13h11 - Atualizado em 22/03/24 às 13h16

Abraço no Lago Veredinha reúne alunos de diversas escolas

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), a Ação em Comemoração ao dia Mundial da Água 2024. O evento foi realizado pelo CODEMA e Regional de Ensino e contou com apoio da Administração Regional de Brazlândia.

Durante a ação os alunos do Colégio Cívico Militar CED 02, Escola Classe 01, Escola Almercegas, Bucanhão e Centro de Ensino Médio 01 participaram de um momento simbólico de abraço ao Lago.

Durante a ação também tiveram a oportunidade de ouvir sobre a importância da preservação do meio ambiente como todo além de um momento cívico com o hino nacional e um momento de fala com alguns representantes: Administradora da Cidade Luciana Lima, Coordenadora da Regional de Ensino de Brazlândia Neuzeli Rodrigues, O parlamentar e também morador da cidade Iolando almeida, Líder comunitária e produtora cultural Elza Caetano além de várias outras figuras públicas.

A pauta girou em torno da importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Lago Veredinha

O riacho veredinha é uma das nascentes que desaguam na barragem do Rio Descoberto localizado entre Brazlândia e Águas Lindas de Goiás, uma das principais bacias de fornecimento de aproximadamente 60% de água do Distrito Federal.

O Lago Veredinha é um lago artificial, que represado. Á área onde hoje se encontra o Parque Veredinha, o Balneário e o Lago eram compostos de uma vereda com várias nascentes e o riacho veredinha, córrego o qual hoje alimenta o Lago Veredinha. O lago foi represado em 1978, diante da expansão da cidade de Brazlândia e da construção do Balneário Veredinha, o qual também possuía piscina natural alimentada pelo mesmo riacho. O lago possui 86.400 m² e sua orla 24,5 mil m².

Conhecido também como Espelho D’água, o Lago Veredinha é considerado a referência e cartão postal de Brazlândia.

Localiza-se na parte central da cidade e atrai visitantes de todo o DF e do Entorno. Apesar de pessoas usarem o local para a prática de esportes aquáticos, como canoagem e pedalinhos, são nas margens dele que a diversão é maior.

A Rua do Lago, na margem esquerda do Espelho D’água, com alguns quiosques, é o “point” mais badalado da região. No fim da tarde, com o pôr-do-sol, as pessoas se reúnem para petiscar e conversar com a imagem que mais parece um quadro pintado.

Em volto do lago o esporte está em alta, temos: quadra para futevôlei, um skat park, quadra de tênis , Ponto de Encontro Comunitário , espaço destinado aos praticantes de calistenia e parquinhos infantis, além dessas praticas vários professores e alunos se reúnem para aulas de dança e de artes marciais como: muay thai, boxe chinês, capoeira.