25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/04/24 às 15h23 - Atualizado em 4/04/24 às 18h12

Inicia neste final de semana a 9° Feira da Goiaba em Brazlândia

COMPARTILHAR

 

Por: Caroline de Moura 

O evento que é já é tradição na cidade retorna para sua 9º edição, a  Feira da Goiaba de Brazlândia começa no dia 05/04 e conta com vendas de goiaba in natura e produtos derivados da fruta, além de grandes shows como Os Barões da Pisadinha, João Bosco e Vinícius e Léo Magalhães.

Com entrada gratuita, a festa também oferece diversão e várias atrações musicais nacionais e artistas locais. A estrutura está armada na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão -ARCAG, no Incra 6, e se inicia neste final de semana, sexta-feira 05/04, a partir das 19h, e sábado, 06/04 e domingo, 07/04, das 10h até 22h e os shows vão até 02h.

Além do parque de diversão, fazendinha, e praça de alimentação, o visitante encontra o Empório da Goiaba com  estandes com tortas, bolos, geleias, doces, licores e mais. A Florabraz terá exposição e comercialização de flores e plantas ornamentais, divulgando o trabalho de produtores de todo o DF. Além disso, o Galpão do Artesanato vai contar vários estandes apresentando pinturas, tricô, bordado, costura criativa, artigos de couro, tecelagem, decoupage, miniaturas de móveis de madeira, essências caseiras e demais trabalhos artesanais de artistas de Brazlândia.

Como novidade desta edição haverá a EAN, Educação alimentar e nutricional, uma iniciativa de divulgação dos programas de segurança alimentar e nutricional do GDF, organizada pela Gerência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional com o apoio da SEDES. Ficará localizada no espaço governamental e disponível todos os dias da feira.

Brazlândia concentra a maior parte do cultivo de goiaba produzida no Distrito Federal, representando 88,08%. 

Em 2023 a área plantada com goiaba alcançou 412,15 hectares, indicando um aumento de 16,52% em relação ao ano de 2022, de acordo com o Relatório de Informações Agropecuárias da Emater-DF.

A goiaba é a fruta tradicionalmente mais produzida no DF. Em 2023, o DF registrou 222 produtores de goiaba. O dado indica um aumento de 49 agricultores em relação ao ano de 2022. Já com relação à produção, em 2023 foi alcançada a marca de 7.070 toneladas da fruta, seguida por abacate, com 6.528 toneladas, limão, com 6.486 toneladas, e banana, com 5.884 toneladas.

A 9ª Feira da Goiaba é uma realização da Arcag, Associação Cresce-DF, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e Administração Regional de Brazlândia. Com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Turismo (Setur), Novacap, GDF, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e Polícia Militar.

Atrações:

– Jiraya Uai : 05
– Ivoney Fernandes: 06
– João Bosco e Vinicius: 07

– Di Paulo e Paulinho: 12
– Léo Magalhães: 13
– Os Barões da Pisadinha: 14

Também está prevista a presença de artistas locais se apresentando em todos os dias de evento.

Serviço:

9ª Feira da Goiaba de Brazlândia

– Cerimônia de Abertura oficial: dia 05 às 19h.
– Data: dias 5,6,7,12,13 e 14 de Abril
– Horário: sexta-feira os portões abrem às 18h, aos sábados e domingos, das 10h às 22h (shows até 2h)
– Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag): BR-080, km 13, Brazlândia-DF

– Entrada: gratuita
– Classificação: livre

Mapa do site Dúvidas frequentes