25 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/04/24 às 15h14 - Atualizado em 8/04/24 às 17h04

Produtores rurais participam do 3º Concurso de Receitas da Feira da Goiaba

COMPARTILHAR

Organizado pela Emater-DF, com apoio da Administração Regional de Brazlândia e da Associação Rural e Cultural de Alexandre Gusmão (Arcag), o 3º Concurso de Receitas e Circuito Gastronômico da Goiaba vai acontecer durante a 9ª Feira da Goiaba de Brasília, em Brazlândia. A atividade tem o objetivo principal de divulgar o cultivo da fruta produzida na região, que é a maior produtora de goiaba do DF.

O concurso também visa aumentar o consumo e a utilização da fruta na elaboração de receitas, estimular a criatividade dos participantes e impulsionar a comercialização e a renda dos produtores que vendem seus produtos na Feira da Goiaba de Brasília. Neste ano, a nona edição do evento ocorrerá entre os dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de abril, na sede da Arcag.

A competição consistirá na elaboração de uma receita de livre criação, utilizando a goiaba como ingrediente principal. As delícias produzidas poderão ser comercializadas durante a Feira da Goiaba, com pontos de venda devidamente sinalizados para o público interessado em saborear os pratos participantes.

A seleção do prato vencedor ficará a cargo de uma comissão julgadora composta por cinco membros, sendo três técnicos e dois representantes populares. O resultado e a premiação serão divulgados no mesmo dia do concurso, em 6 de abril, no local da Feira da Goiaba.

Saber cultural

De acordo com a nutricionista da Emater-DF, Danielle Amaral, o concurso da goiaba é uma celebração enriquecedora da herança cultural associada a essa fruta e uma forma de promover a troca de saberes e experiências em torno das tradições culinárias. “Ao estimular a criatividade na elaboração de novas receitas, buscamos agregar valor das preparações, dando destaque ao potencial versátil e delicioso da goiaba em diversas receitas. Além disso, esse evento tem o poder de unir a comunidade em torno de um objetivo comum, fortalecendo laços e promovendo um sentido de pertencimento e colaboração”, declarou a extensionista.

 receita vencedora do 2º Concurso de Receitas com Goiaba foi um Escondidinho de Goiabas: doce feito com a fruta. A iguaria foi elaborada pelos produtores Luiza Soares da Costa e Silva e José de Assis da Silva, moradores do núcleo rural Chapadinha, em Brazlândia. As outras receitas premiadas foram a Rainha da Goiaba, um bolo preparado por Osmarina Oliveira da Silva e Kamila Oliveira da Silva; o Rocambole de Goiabora, bolo com recheio de goiaba e abóbora, elaborado por Noilde Maria de Jesus e Daiane Elisa de Jesus Dantas; e a Torrada ao Recheio de Romeu e Julieta com Camarão, prato salgado criado por Sueli Araújo Martins e Sara Aparecida de Oliveira. 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes