16/08/19 às 20h11 - Atualizado em 18/08/19 às 16h35

O trabalho de 52 artesãos de Brazlândia foi o destaque de uma cerimônia realizada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) na Administração Regional da cidade, na noite de quinta-feira (15).

Durante o evento, a Setur entregou a cada um desses artistas, que participaram de um mutirão de cadastramento, a carteira profissional. Estiveram presentes a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; o secretário-executivo da Setur, Estevão Reis, e o administrador de Brazlândia, Jesiel Costa Rosa.

De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), o artesanato movimenta no Brasil R$ 50 milhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas. Atualmente, o Distrito Federal conta com cerca de 11 mil artesãos. Brazlândia, até então, possuía 159 profissionais cadastrados. Com a entrega das novas carteiras, o número de profissionais com esse documento saltou para 211 – um aumento de 24%.

Incentivo

“Os artesãos são muito importantes para o incremento do turismo na nossa capital”, destacou a secretária de Turismo. “A arte produzida por esses profissionais permite que nossos turistas e brasilienses levem para casa uma importante lembrança da nossa Brasília. Em cada evento, cobramos um estande para abrigar os trabalhos inovadores e criativos que são produzidos por esses artistas.”.

Para a artesã dona Lindaura artesã rural 40 anos foi um momento emocionante,inesquecível , agradeço muito a iniciativa.

Josimar Pereira de Souza

Fotos: Israel da Silva Pinheiro